sábado, 23 de abril de 2011

Um Vatapá bem cearense


Esta receita nada tem a ver com o vatapá da Bahia. É um vatapá cearense e  misturado com idéias holandesas. É receita de minha tia-avó Olga, que cozinhava muito bem. Nós, quando crianças, adorávamos ir a sua casa para comer o seu vatapá e seu doce de leite. O Vatapá eu consegui reproduzir, mas o doce de leite ainda não. Acho que tem a ver com o leite que ela utilizava. Tia Olga ensinou a uma Irmã de minha mãe, Tia Lulucia, a fazê-lo. Vamos lá. As medidas são todas conforme ela escreveu.

Ingredientes:
1 ½ de Peixe Cavala, comum no Ceará e o que ela utilizava, mas pode ser feito com outro peixe grande.
½  vidro pequeno de  azeite de dendê
1 ½ copo de leite de coco (deve ser feito com o coco seco natural)
1 prato fundo de farinha de mandioca
1 prato fundo de farinha de trigo
1  litro de leite de gado (foi como ela descreveu, mas é o leite comum que utilizamos no dia a dia)
1 prato de camarão seco
1 colher de sopa de colorau
Azeite, tomate, cebola e pimentão refogados.

Modo de Fazer:
Asse o peixe e desfie. Refogue a cebola, pimentão, tomate no azeite. Misture o peixe desfiado e junte o leite de coco e um pouco do leite de gado. Coloque o colorau no refogado. Vá misturando a farinha de trigo e a farinha de mandioca (fina). Mexendo sempre, coloque o leite de gado, o camarão seco e o azeite de dendê. Reserve um pouco do leite de coco para colocar no final. Sirva quente e a pimenta em separado. Deve ser servido com arroz branco.

Um comentário:

  1. Em Natal o vatapá também é muito diferente da Bahia e lembra um pouco esse de vcs.Mas não usamos peixe-só o camarão.Para a massa usamos pão adormecido.Vou postar no blog, mas quero fazer esse com peixe que deve ficar uma delícia!

    ResponderExcluir