quinta-feira, 14 de abril de 2011

Varandas: decoração com plantas é fundamental

Arranjos variados na forma mas homogêneos nos cuidados

O desenvolvimento da planta determina o tamanho do recipiente
Muitas possibilidades para seu jardim ou varanda: você escolhe!
Croton - uma planta especial

Varanda é um ambiente delicado. A escolha das plantas depende de vários fatores, mas podemos explorar as possibilidades de plantas de sol, meia sombra e sombra. A escolha deve ser determinada pela localização de sua varanda, principalmente pelo posicionamento da mesma com relação ao sol. Verifique a posição em que você recebe mais intensamente a radiação solar.
É essa situação que vai determinar o seu leque de opções em termos de plantas para o local. Como sempre, em decoração, o mais importante é a combinação que você vai fazer e aqui vale uma máxima: não escolha as plantas que você adora, mas principalmente as plantas que combinam devem ser escolhidas. Vale o conjunto das possibilidades: folhas, flores, rega e luminosidade.
Coloquei aqui várias espécies de plantas para auxiliar na sua decisão.  Plantas que precisam de sol como o cróton, ou plantas que não precisam, como a Árvore da Felicidade. As plantas com flores sempre precisam de sol ou uma luminosidade intensa. Elas são bonitas mas precisam de mais cuidados. Veja também se são perenes, anuais ou bienais. Não esqueça de conhecer o desenvolvimento de sua planta para a escolha dos vasos. Quando a planta tem um desenvolvimento rápido você terá que transplanta-la para que continue seu crescimento, renovando os adubos. Quando a planta fica com pouca terra corre o risco de ficar doente.
A circulação é importante para o cuidado de suas plantas, e por isso espaços pequenos entre as mesmas devem ser observados. Você pode usar jardineiras ou uma combinação de vasos de diversos tamanhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário