Mostrando postagens com marcador comportamento. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador comportamento. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Recebendo em casa - O Chá


O chá é um evento geralmente para poucas pessoas e não é muito característico dos jovens e adolescentes gostarem. É uma oportunidade para uma conversa informal de um grupo de amigos. Tem um horário determinado que pode ir das 16:00 ate as 18:30 h mais ou menos. Aqui o destaque fica por conta da decoração, louças e toalhas. Tudo pode ser muito refinado. Se for no jardim, deve ser observado um lugar mais reservado ou um caramanchão . Dentro de casa, uma mesa que pode servir de apoio e uso da sala de visitas. Enventualmente, pode ser servido na própria mesa, se for um grupo reduzido.
Horário: Este evento tem um horário bem determinado.
Convidados: Não convide muita gente para poder dar uma atendimento bem individualizado. Tem que conversar com todos e ao mesmo tempo servir-los. O serviço também tem que contar com uma pessoa sempre a disposição para a reposição das coisas do menu, que são quentes.
Tempo: Lembre que o chá, em geral, deve ser servido em dias mais amenos ou frios em termos de temperatura. No verão não é adequado por conta de suas características. Alguns chás gelados também podem fazer parte de seu cardápio.
Decoração: Aqui você deve usar uma decoração bastante refinada. Toalhas finas e com bordados são ótimas. Guardanapos bem decorados e, se for usar de papel, use os bem finos e combinando com a louça e toalhas. A louça necessariamente terá que ser bonita e fina. O uso de flores é recomendável, desde que não sejam espalhafatosas e principalmente devem combinar com sua louça. As toalhas devem ter rendas ou bordados, se possível  brancas.
Local: Dentro ou fora de casa, mas sempre em local aconchegante.
Menu:
Chá: 2 a 4 tipos diferentes, tenha o cuidado de oferecer um de frutas ou ervas. Deixe a vontade seus convidados para escolherem. Não se esqueça de ter algum chá gelado.
Suco: os sucos de frutas naturais são os mais recomentáveis. Escolha os que tem boa aceitação no geral. Laranja, Abacaxi  com hortelã, maracujá e alguma fruta exótica.
Sanduiches: escolha os que quiser, mas tenha o de atum, cenoura, pepino e patê.
Doces: tenha sempre um Cake inglês que é muito bem aceito. Sirva também um bolo de chocolate, um bolo branco e uma torta que geralmente e de maçã ou morango.

terça-feira, 17 de maio de 2011

A arte de receber bem em casa II

Café da Manhã ao ar livre: muito agradável
CAFÉ DA MANHÃ

Você decidiu pelo café da manha, então veja o que será necessário.
Decoração: Colorida e descontraída. Louça depende da idade de seus convidados. Não utilize seu jogo inglês com os adolescentes e vice versa.
Flores: ficam muito bonitas flores do campo, leves e alegres.
Toalhas: que combinem com a louça.
Convidados: defina quantas pessoas vai receber.
Serviço: Sentados a mesa ou Buffet.
Local: dentro de casa ou no jardim.
Menu: Sugestão
1) Suco de Laranja e outro suco de frutas da época;
2) Fatias de mamão e melão;
3) Leite;
4) Café;
5) Cha (tenha sempre 2 tipos para oferecer);
6) Pães (Frances, integral, bisnaguinha e outros 2 tipos de sua escolha);
7) Torradas;
8) Iogurte ou coalhada;
9) Mel;
10) Manteiga;
11) Geléia (sirva dois tipos para opção);
12) Queijos (Minas, Prato,outro de sua escolha);
13) Ovos mexido;
14) Bolo simples sem recheio.
15) Frutas.
Combine a hora,que não pode ser muito cedo e receba com simplicidade. Cuidado com o que vai vestir.
Este tipo de festa vem sempre depois de alguma cerimônia (Batizado, missa, formatura, etc...).

Um toque de leveza e jovialidade no serviço de mesa

segunda-feira, 16 de maio de 2011

A arte de receber bem em casa

Ambiente interno para receber bem
Primeiro vamos dar uma geral para que você possa organizar suas festas. Minha filha diz que eu transformo qualquer reunião em casa em um evento. Penso em todos os detalhes e adoro receber, sejam amigos íntimos, parentes ou adolescentes amigos de meus filhos. Por que não ser um evento?
Alguma dicas que eu acho importantes vou  listar para vocês:
1)    Defina o horário que você quer para poder tomar as providencias necessárias  (café da manha, Brunch,almoço, chá, happy-hour, cocktails ou jantar?);
2)    Quantidade de convidados que você vai receber;
3)    Faca uma lista de tudo que tem que lembrar, inclusive dos convidados e confirmações;
4)    O Tempo – este pode ser seu aliado ou atrapalhar daí o período e muito importante para decidir se será dentro, fora ou varanda da casa ou apartamento (se for no salão de festas do prédio, torne-o  intimo, do seu jeito);
5)    É muito importante que o  que você vai servir  atenda  a todos que você convidou (pratos exóticos ou muito específicos tem que ter uma garantia de que todos gostam);
6)    A decoração devera ser adequada ao horário, tipo de convidados e menu que será oferecido;
7)    Não se esqueça das plantas e flores;
8)    Se for dentro de casa, combine com a decoração e flores de sua casa;
9)    Pela quantidade de convidados, defina se vai servir sentado (mesas) ou se em Buffet;
10)    Convites devem ser definidos com bastante antecedência (solicite a confirmação);
11)    Toalhas combinando com a louça que será usada;
12)    Dependendo da definição da festa, utilize fundo musical se for jantar a mesa. Para adolescentes, crie um ambiente para a musica;
13)    Defina a quantidade de pessoas necessárias para cozinhar e servir (quantidade que não pode atrapalhar a festa, mas não pode faltar);
14)    Anfitrião deve estar descansados para recebere; não esqueça que seus animais de estimação não podem receber  também (pessoas que não gostam, alérgicos, entre outros fatores);
15)    Iluminação e perfumes do ambiente devem ser discretos.

Recebendo no lado de fora da casa: atenção ao clima