sexta-feira, 11 de março de 2011

Os jarros da sua casa

     Segundo a Wikipédia, jarro é um objeto doméstico, bojudo, fabricado dos mais variados materiais e que, em princípio serviria para para armazenar água. Tem muito pouco ali, mas a existência de jarros é muito antiga. Recipiente utilíssimo, foi evoluindo ao longo do tempo e hoje tem utilizações diversas daquelas originais. Uma delas é a possibilidade de você fazer belíssimos arranjos florais e dispor pela casa. Cada jarro aproveitado assim, dá a você condições especiais de harmonizar o ambiente, trazer uma boa energia da natureza e criar nichos agradáveis. Para quem gosta de plantas, é um deleite.
 Vamos começar por eles. Quem não tem um em casa... ou muitos! Saber dispor os jarros no ambiente é uma coisa que deve obedecer a uma série de fatores, caso contrário a harmonia desanda.
Uma coisa muito boa de se fazer é combinar plantas  que possuam características diferentes, obtendo resultados novos e visualmente agradáveis. Importantíssimo é observar a quantidade de luz a que o arranjo está exposto, sabendo-se que algumas plantas são mais resistentes do que as outras. Portanto, quando for montar um arranjo, certifique-se de que todas as plantas daquele jarro possuam características iguais, ou seja, são de sombra ou preferem o sol.
É comum, no corre-corre, a gente esquecer de regar as plantas que estão em jarros. Mas não esqueça nunca que elas estão fora de seu ambiente natural e por isso precisam de cuidados especiais, além de dosagens próprias para cada tipo. É comum a pessoa ter a sensação de que a planta está morrendo e deixar para ver isso depois. É uma ótima maneira de perder todo o trabalho, quando se está cultivando espécies sensíveis, e é uma pena. Lembre-se que o jarro é um microambiente por si só, e se você aprisionou a natureza, agora cuide dela para ter os resultados esperados. É terrível entrar numa casa com um monte de jarros que apresentam plantas nitidamente em estado terminal. A impressão é totalmente oposta aquela que você queria dar quando fez a opção por esse tipo de elemento.
Os arranjos com jarros devem obedecer ao mesmo padrão daquele que as mulheres fazem com muita frequência:  devem ser meticulosamente cuidados para dar a impressão de que tudo aquilo é expontâneo.
Para finalizar, lembre-se de que podar as plantas é essencial para seu crescimento e viço, e que a floração vai depender muito da adubação que for feita. Respeitando esses e os outros cuidados, você vai ter sempre um excelente elemento de decoração para embelezar os cantos de sua casa, dando vida e alegria aos espaços.

Beta
****

Um comentário:

  1. Bom... tenho um vaso lindo, onde ficava um areca (que não se deu bem nesse vaso). A areca eu replantei no chão e, um ano depois ela começa a vingar. O vaso (ainda) está encostado. Pensou em colocar areia e "plantar" uns galhos secos, colocar uns passarinhos de mentirinha e enfeitar a sala. Mostro a foto para você depois.
    Bjks

    ResponderExcluir