quinta-feira, 31 de março de 2011

Bar ... um recurso a mais na decoração

Sua casa pode ganhar um destaque especial com um pequeno bar. Para sua montagem, explore os detalhes e faça dele um recanto de bom gosto. Do ponto de vista do ambiente, o que menos importa é a bebida, mas mesmo essa deve ser bem escolhida para atender às visitas. A foto retrata um bar que se utiliza de motivos náuticos e a texturização da parede limita o espaço usado  e faz contraste com a madeira, o que realça as peças.

BOBÓ DE CAMARÃO (da Série Receitas)


INGREDIENTES

2  kg de aipim
2  kg de camarão .  
1 côco de tamanho médio
Azeite de  dendê
Cebola e coentro
Cheiro verde,
Pimenta de cheiro
 Sal a gosto

MODO DE PREPARAR

Etapa 1 - Preparando o leite de côco
Rale o côco e passe no liquidificador com um copo de água quente para obter um leite grosso. Coe e reserve. Continue a bater o restante do côco com mais água até retirar todo leite. Coe e reserve.
 
 Etapa 2 - Preparando o creme de aipim
 Cozinhe o aipim com um pouco de sal e deixe esfriar; retire os fiapos e corte em pequenos pedaços.
Coloque o aipim no liquidificador junto com o leite de côco ralo, bata até obter uma mistura homogênea
Se precisar, bata o aipim com a própria  água em que foi cozido.
             
Obs. Se quiser um sabor mais forte no bobó, faça um caldo com as cabeças do camarão e use para  bater o aipim.

Etapa 3 -   Preparando o camarão 
 Lave os camarões ainda com casca em água corrente e depois em água de limão. Escorra bem, acrescente sal com cuidado para não salgar muito e leve ao fogo para um pré-cozimento. Revire os camarões na panela de vez em quando  até que todos estejam bem vermelinhos.
Em outra panela, doure a cebola, coloque os camarões, e faça um refogado a seu gosto. Acrescente o leite de côco  mais grosso que estava reservado, o coentro e a pimenta  de cheiro.
Deixe levantar fervura e desligue o  fogo.

Etapa  4- Finalizando
 Misture o  camarão com o creme de aipim, prove o sal  e regue com o azeite de dendê, o suficiente para dar sabor e uma bela cor. Sirva quente com arroz branco

Esta receita eu pedi a Arilza por que comi em sua casa e achei maravilhoso. Já fiz em casa e todos gostaram. Até meu filho que praticamente não gosta de pratos com frutos do mar comeu e adorou. Eu sou suspeita para falar, porque adoro.

Beta

segunda-feira, 28 de março de 2011

A pequena sala, com muito charme

Um recanto aconchegante, apropriado para conversar, ler ou ouvir música. Pense bem nos detalhes e coloque aquelas coisas que você gosta. Veja como uma combinação de estampas e xadrez pode valorizar o ambiente e torná-lo um dos lugares preferidos da casa

O quarto pequeno: múltiplas utilidades

Um quarto pequeno na sua casa pode ter muitas utilidades. Pode servir para as crianças, que adoram esses cantinhos, ou ainda para hóspedes. Oferecem privacidade, conforto e isolamento da rotina da casa, coisas fundamentais para quem está passando apenas alguns dias por ali.
Discreto, com tinta lilás nas paredes, pode ser decorado com um sofá que se transforma em cama de casal, atendendo a diversas necessidades durante a estada de sua visita. Um armário proporcional ao tamanho das instalações. Uma janela ampla proporciona ventilação, iluminação e torna-se muito agradável quando dá vista para o jardim da casa.
Enfeitando o ambiente, uma colcha de retalhos enfeita o sofá, bem como uma pequena mesa com objetos de bom gosto.
O importante é que o quarto tenha equilíbrio, com boa distribuição do mobiliário e quadros. Tudo fica perfeito para receber a pessoa que você gosta.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Brigadeirão - outra grande sobremesa

A minha receita "segura", que alias não é minha (não sei dizer como entrou na minha família),
é do brigadeirão, ai vai ela:
Ingredientes:
6 gemas
2 latas de leite condensado
1 lata de leite de vaca
2 xícaras de chá de Nescau
1 colher de sopa de manteiga
Preparo:
Untar uma forma (de pudim) com manteiga e depois polvilhar com açucar. Bater todos os ingredientes no liquidificador. Despejar na forma, e assar em banho maria, coberto com papel laminado, em forno aquecido (+ou- 200°), por quase 2 horas.É sempre bom usar o recurso de espetar o palito, para ter certeza de que está no ponto certo. Depois é só deixar esfriar, colocar na geladeira, e torcer que ele saia inteiro da forma (rs).

Receita de Maria Fernanda Menezes

quarta-feira, 23 de março de 2011

Castiçal em vaso de barro

1 - Forre o fundo de um vaso de barro pequeno com espuma  seca para arranjo de flores. Coloque a vela sobre a espuma e verifique se está na altura certa. Corte pedaços mais de espuma seca para  ajustar ao redor da vela e mante-la firme no lugar.
2. Começar a adicionar as flores secas ao redor da vela. Comece com um anel  de fundo , depois ir colocando as flores coloridas. Deixar as hastes bastante longas  para que elas irão ficar acima das flores do exterior e permanerem visíveis ao redor da vela.
3. Em seguida adicione florzinhas  secas hortênsias rosa,  bem juntas sem dar  espaço e permitindo que as flores exteriores  pendurem um pouco pela borda do jarro. Voces podem usar qualquer tipo de flores secas, e da cor que combine com sua decoracao.

terça-feira, 22 de março de 2011

A beleza do mini-jardim

1. Pegue uma jarro baixo de barro  e forre o fundo com cascalho para aumentar adrenagem. Em seguida encher o jarro com  terra para fazer um  solo leve e firme. Escolha alguns vasos de plantas da primavera, como primaveras, verbenas, narcisos anão e heras.
2. Retire as plantas de seus vasos e gentilmente definido no solo, organizando-os uniformemente em torno do jarro para dar uma aparência equilibrada. Solo firme ao redor delas e  se necessário adicione mais terra. Coloque um pouco de agua .
3. Cubra a superfície do solo com musgo. O barro é poroso, assim você terá que  colocar um suporte  para proteger a sua mesa. Cuidado com a regra. Use bem pouca agua.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Fazendo velas e flores flutuarem em sua mesa


1. Enrole uma faixa elástica larga em torno de  uma tigela de vidro rasa. Apare as hastes de algumas folhas de hera grande e coloque  deslizando as folhas sob a faixa, fazendo uma linha bem arrumada em torno da tigela de vidro.
2. Amarre uma fita estreita em torno da bacia para cobrir o elástico e termine com nu no ou laço. Encha a tigela com água.
3.Corte  as cabeças de algumas flores e coloque na tigela. Optamos por crisântemos brancos e amarelos, mas rosas ou cravos  também dão um grande efeito. Adicione algumas velas flutuantes e acenda-as antes do jantar em que vai usar o arranjo. As velas podem ser perfumadas.

domingo, 20 de março de 2011

A prometida mousse de maracujá

Mousse de Maracujá
Minha receita é simples e prática. Fica muito gostosa e não é muito doce.
1 gelatina de Maracujá
1 gelatina sem sabor
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 maracuja
3 colheres de sopa de açúcar
1 copo de suco de maracujá

Modo de fazer:
Misture o maracujá com o açúcar e coloque na fôrma de silicone previamente molhada.
Misture a gelatina de maracujá com 250g de água quente, acrescente a outra gelatina.
Depois junte o leite condensado e o creme de leite e o copo de suco de maracujá.
Coloque na geladeira e deixe adquirir um pouco de consistência. Remova então para a fôrma que esta com o maracujá e com o açúcar. Os caroços do maracujá vão se transformar em uma calda.

Mousse de Maracujá: a preparação

Hoje, domingo, estou preparando uma Mousse de Maracujá sensacional. Esse post foi apenas para alertar, porque mais tarde ou vou postar a receita dessa delicia, com algumas fotos do preparo.
Aguardem
Beta

Jarros & Flores


Praticamente tudo o que você tiver como recipiente pode ser transformado num vaso para montar um arranjo de flores. Elementos de diversas formas, cores, tons podem ser muito bons para criar um arranjo decorativo e elegante. Experimente. Pegue um desses vasos que pareciam não ter mais nenhuma utilidade, ou mesmo aquelas taças enormes que você nunca deu atenção, reúna umas flores em um belo arranjo e coloque em local de destaque. Você vai ver como causam boa impressão e renovam o ambiente.

Decoração de Mesa



Aqui os tons de azul são o destaque. As hortênsias naturais junto com as  Sorriso de Maria (nome popular  destas pequenas flores brancas) fazem a diferença. A base do arranjo são as frutas também naturais.
Guardanapos com estampas azuis dão o toque romântico da ornamentação. Entre os pratos servidos estão lentilha (receita já colocada aqui no blog)  e o pernil que vamos colocar a receita em breve. Liliana é a especialista e vai passar a receita.

Decoração: atenção aos detalhes



Para você realizar uma linda decoração nao precisa comprar tudo novo nem coisas caras. O seu bom gosto é que vai determinar a beleza de sua decoração.
Garimpe  pecas que lhe chamem atenção pois esse é o grande segredo. Olhe para seu ambiente e veja o que você acha que esta faltando. Às vezes uma pequena peça ou prateleira pode definir sua decoração.
Uma simples manta para um sofá pode dar um toque de classe a seu ambiente valorizando e modificando.
Esteja sempre atenta aos detalhes. As grandes peças podem ser as mesmas. Sofá, Cadeiras, mesas, camas.

sábado, 19 de março de 2011

Outro frango especial. Agora com azeitonas


Frango com molho de tomates e Azeitonas Verdes
1 frango com cerca 1,5kg cortado em 6-8 pedacos
5 colheres (sopa) de azeite de Olivia
1 limao (suco)
1 cebola media picada
1 cenoura media picada
1 talo de salsão picado 125ml de vinho branco
500g de tomate em lata, sem pele e sem sementes
125ml de água fria
150g de azeitonas verdes
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer:
Lave e seque o frango. Coloque numa vasilha e cubra com três colheres de sopa de azeite, o suco de limão e uma porção generosa de pimenta. Deixe marinar por 4 horas (você pode fazer de um dia para o outro –deixando na geladeira). Refogue a cebola, a cenoura e o salsao no azeite restante, em fogo alto, ate a cebola ficar transparente. Junte os pedaços de frango e refogue ate ficarem dourados. Regue com vinho e cozinhe ate evaporar, mexendo com freqüência. Adicione o tomate e a água, Tampe a panela, reduza o fogo para médio e continue cozinhando. Após 15 minutos, junte as azeitonas. Cozinhe suavemente em fogo baixo por mais 20 minutos ou ate o frango ficar macio. Sirva quente.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Sala de Estar - local de longas horas em familia


A sala deve ser um lugar aconchegante onde você e sua família vão passar muitas horas. E estas horas devem ser agradáveis. Lembre de ter uma boa distribuição para a circulação, iluminação e objetos que não cansem. Lembre de combinar as estampas do sofá com as cadeiras, mas não pense apenas que os lisos e listras ou lisos e estampados combinam. Você pode ter uma surpresa ao combinar um tecido estampado com um xadrez ou listras. O importante é você sentir a harmonia. Não se sinta na obrigação de ter uma mesa de centro combinando com as mesas laterais. Fica muito bonito se forem em estilos diferentes. As almofadas e o tapete também não têm, obrigatoriamente, que possuir as mesmas estampas e colorido igual. Bem estruturado, o contraste traz muita alegria ao ambiente. Se o tapete for de cor contrastante fica muito bonito e chama atenção.
Móveis pequenos fazem muitas vezes a diferença na decoração. Explore-os dando um lugar de destaque. Procure moveis que enfeitem um canto que você não dava uso.

terça-feira, 15 de março de 2011

Frango com Pêssego: bom demais


 Outra receita formidável é a desse frango com pêssego, que tem um toque exótico e saboroso. Experimente essa receita e comente depois sobre o que achou. Aí vai.

Frango com pêssego em calda
1kg de frango a passarinho
350g de pêssego em calda
130ml de vinho branco seco
1 pacote de sopa de cebola
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 limao

Modo de fazer:
Coloque os pedaços de frango numa assadeira. Exprema o limão em todo o frango, coloque o sal e a pimenta. Lembre que a sopa de cebola já tem muito sal. Arrume os pêssegos sobre o frango e regue com a calda e o vinho. Povilhe com a sopa de cebola. Deixe descansar por 15 minutos. Voce pode fazer este preparo de véspera e deixar na geladeira com papel alunio ou filme cobrindo. Leve ao forno a 190ºc por cerca de 1 hora, adicionando mais vinho ou água se necessário.

Risoto de Lentilhas: rápido, fácil e delicioso



Você já viu móveis, cantinhos, ambientes, plantas, arranjos. Vamos dar uma parada nisso e falar um pouco de comida. De receitas simples nesse primeiro momento. Aquelas que podem ser feitas sem grandes complicações e que se ajustam a correria do dia a dia. São receitas que nós testamos bastante para oferecer a você coisas que vão fazer sucesso, com certeza.
   A primeira receita é de um risoto muito gostoso. Acompanhe.

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola media bem picada
1 dente de alho bem picado
1 ¾ xícara (cha) de arroz arbóreo
750ml de caldo de carne fervente
450g de lentilha cozida e ecorrida
4 colheres (sopa) de queijo ralado de sua preferência
Sal e pimenta-do-reino ou branca a gosto

Modo de fazer:
Aqueca a manteiga e o azeite numa panela grande. Acrescente a cebola e o alho e refogue por 5 minutos em fogo baixo. Aumente um pouco o fogo e despeje o arroz. Cozinhe por 2 minutos, sem parar de mexer. Acresente o caldo (fervente) aos poucos, mexendo constantemente. Depois de uns 10 minutos, adicione a lentilha. Cozinhe mais um pouco, acrescentando caldo quando necessário, ate o arroz ficar macio, mas não cozido demais (leva uns 15-18 minutos). Acrescente o queijo e tempere com sal e pimenta. Misture bem e sirva.

Voce pode colocar mais lentilha se achar que ficou com muito arroz.

O canto da Leitura

O canto de leitura deve ter destaque em sua casa. É um lugar privilegiado, gostoso e confortável. Observe a cadeira especial que deverá estar adequada a sua altura e peso, ficando assim bem equilibrada. Tenha cuidados especiais com a iluminação, equilibrando a natural com a artificial, porque ambas são importantes para dar conforto a essa atividade. Mantenha sempre uma mesa lateral para apoio.

Outro "cantinho" da casa


Esse é um outro modelo de "cantinho" que você pode experimentar em sua casa. Observe a mistura de materiais e veja que eles se integram. Utilize objetos de madeira e cerâmica. Não esqueça de sempre colocar elementos aromáticos e flores, criando um ambiente agradável e acolhedor.

domingo, 13 de março de 2011

Móveis de Jardim: para proporcionar conforto


Os móveis do seu jardim devem ser bonitos, confortáveis. Não esqueça de que o tecido deve ser resistente a água e ao mofo. Deve ser combinado com o local onde vai ficar. Veja o piso e a cor das paredes.

Jardins integrados a decoração


Jardim é parte de sua decoração e não pode ser deixado de lado. Veja o espaço que você tem e aproveite bem, combinando plantas e jarros. Se o espaço for pequeno, use jardineiras. Elas vão dar um efeito especial ao ambiente.

Mesa de Canto: arranjos especiais

O segredo da mesa de canto é dar destaque aos elementos que estão dispostos ali. Isso transforma um pequeno móvel num centro de atenções. Combine objetos, mas não se esqueça que é importante que haja contraste para realçar. É o local ideal para usar aromas, através de objetos que exalem perfumes que irão chegar aos que estiverem sentados nas proximidades. Claro que o perfume deve ser gentil, para não agredir os olfatos mais sensíveis.

Arranjos florais: faça muitos

Os arranjos florais trazem, mais do que qualquer outra coisa, o campo para dentro de casa. A cor deve trazer harmonia, preferivelmente combinando com os estofados. Esses arranjos são a  marca da dona da casa. Escolha as flores de sua preferência e vá ajustando ao recipiente. Importante: qualquer recipiente serve para fazer um belo arranjo.

Aparador - grandes possibilidades

O tradicional aparador pode ganhar um ar country quando colocado junto a uma parede de tijolos aparentes. Os objetos devem estar em equilíbrio e podem ser mudados a cada temporada. Natal, aniversários, Páscoa ou qualquer outro momento especial. Tudo de acordo com a sua imaginação e criatividade. Não deixe de fazer mudanças para que o móvel seja sempre motivo de admiração. Você também pode colocar suas fotos prediletas, em porta-retratos variados, e ir trocando sempre. Não esqueça de usar velas também. É um truque interessante que traz uma certa magia para o ambiente.

Coleções de Objetos

Coleções de objetos podem e devem ser muito utilizadas na sua decoração. E devem ter lugar de destaque. Podem também “passear” pela sua casa, alegrando os cantinhos que você não teve ainda uma idéia final de como resolver. Pequenos objetos, como cadeirinhas, chapéus, óculos entre outros que você tenha em casa tem a propriedade de dar vida nova a um ponto até então obscuro ou vazio de seu ambiente. O importante é que estejam bem combinados para que o equilíbrio entre os objetos seja mantido. Nunca coloque em linha reta, ou todos os objetos do mesmo tamanho.

Cantinho da Música

O cantinho da música é um lugar especial, porque mostra requinte e cultura. Junte os instrumentos musicais que você tem em um lugar, equilibrando o ambiente com elementos pessoais. Porta-retratos vão dar a intimidade do local.

sábado, 12 de março de 2011

Arranjos com frutas

Explorar a beleza das frutas é uma coisa relativamente fácil. Elas colaboram muito, com as suas formas, cores e perspectivas de sabores. Quando for montar um arranjo, misture várias. Se forem naturais, dê preferência as de boa qualidade. Se forem artificiais, procure aquelas que mais se aproximam das verdadeiras. Monte arranjos com frutas em cima da mesa quando estiver recebendo para almoço ou jantar.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Os jarros da sua casa

     Segundo a Wikipédia, jarro é um objeto doméstico, bojudo, fabricado dos mais variados materiais e que, em princípio serviria para para armazenar água. Tem muito pouco ali, mas a existência de jarros é muito antiga. Recipiente utilíssimo, foi evoluindo ao longo do tempo e hoje tem utilizações diversas daquelas originais. Uma delas é a possibilidade de você fazer belíssimos arranjos florais e dispor pela casa. Cada jarro aproveitado assim, dá a você condições especiais de harmonizar o ambiente, trazer uma boa energia da natureza e criar nichos agradáveis. Para quem gosta de plantas, é um deleite.
 Vamos começar por eles. Quem não tem um em casa... ou muitos! Saber dispor os jarros no ambiente é uma coisa que deve obedecer a uma série de fatores, caso contrário a harmonia desanda.
Uma coisa muito boa de se fazer é combinar plantas  que possuam características diferentes, obtendo resultados novos e visualmente agradáveis. Importantíssimo é observar a quantidade de luz a que o arranjo está exposto, sabendo-se que algumas plantas são mais resistentes do que as outras. Portanto, quando for montar um arranjo, certifique-se de que todas as plantas daquele jarro possuam características iguais, ou seja, são de sombra ou preferem o sol.
É comum, no corre-corre, a gente esquecer de regar as plantas que estão em jarros. Mas não esqueça nunca que elas estão fora de seu ambiente natural e por isso precisam de cuidados especiais, além de dosagens próprias para cada tipo. É comum a pessoa ter a sensação de que a planta está morrendo e deixar para ver isso depois. É uma ótima maneira de perder todo o trabalho, quando se está cultivando espécies sensíveis, e é uma pena. Lembre-se que o jarro é um microambiente por si só, e se você aprisionou a natureza, agora cuide dela para ter os resultados esperados. É terrível entrar numa casa com um monte de jarros que apresentam plantas nitidamente em estado terminal. A impressão é totalmente oposta aquela que você queria dar quando fez a opção por esse tipo de elemento.
Os arranjos com jarros devem obedecer ao mesmo padrão daquele que as mulheres fazem com muita frequência:  devem ser meticulosamente cuidados para dar a impressão de que tudo aquilo é expontâneo.
Para finalizar, lembre-se de que podar as plantas é essencial para seu crescimento e viço, e que a floração vai depender muito da adubação que for feita. Respeitando esses e os outros cuidados, você vai ter sempre um excelente elemento de decoração para embelezar os cantos de sua casa, dando vida e alegria aos espaços.

Beta
****

quinta-feira, 10 de março de 2011

O que e como vamos fazer aqui

Tenho várias idéias para o New Country Home, e algumas vão para o ar imediatamente, como as sugestões para decorar “cantos” da sua casa. Perdemos a oportunidade de fazer um arranjo estético simplesmente porque ignoramos esses espaços disponíveis e de grande impacto no arranjo que podemos fazer. Quero também apresentar a você minhas idéias de como montar “recantos”, nichos com temas próprios dentro de casa (ou fora dela) que podem fazer toda a diferença, ampliando ao invés de reduzir o espaço. Como combinar as coisas que o compõe vai ser assunto que trataremos com cuidado e atenção, para que você faça a melhor combinatória possível.
   E escolher as cores? Saber combinar as muitas variações existentes deixa a casa em harmonia. O uso de plantas e flores é fator determinante para que o ambiente fique agradável, do jeito que você quer.
   Você gosta de colecionar? Em decoração, isso é muito importante. Vamos ver como juntar a sua coleção e fazer um arranjo agradável para qualquer situação.
   Quero ajudar você a criar um ambiente agradável e bonito, e por isso mande suas fotos com os objetos que dispõe para podermos discutir online a melhor maneira de organiza-los. Vamos organizar sua casa, seus armarios, sua cozinha, tudo com um toque especial e, ao final, você terá “mudado”, sem ter saído do lugar. Só alterando a ordem das coisas e reunindo-as de maneira diferente.
   Mande suas perguntas, fotos de objetos, fotos de ambientes, o que você quiser, para que possamos pensar em como dar um toque especial a eles.
   Além de sua casa, vamos tratar também de comida, com algumas receitas muito interessantes, além de falarmos da mesa, da arrumação, da estética da disposição dos alimentos, enfim, de tudo que possa tornar muito bom receber amigos, família e conhecidos em situações formais ou não.
   Por fim, vamos aos quartos, que devem também mesclar praticidade com conforto e estética, visando harmonia. Vamos deixá-los lindos. E isso tudo sem esquecer dos jardins, jarros e arranjos florais. Tudo o que faz parte de uma casa será motivo de atenção do blog.
   Vamos juntos então construir o ambiente dos sonhos, sem grandes custos ou sustos, mas com bom gosto de alegria.
   Beijos da Beta

quarta-feira, 9 de março de 2011

Inaugurando um espaço para ser feliz

Inauguramos mais um espaço para trazer coisas que interessam a todos. Trata-se de um conceito que incorpora a decoração de sua casa, o conforto que ela pode proporcionar quando você associa valores modernos aos antigos, extraindo o máximo de qualidade visual e conforto.
Aqui, vamos trabalhar a cozinha, as várias maneiras de preparar e servir pratos simples ou sofisticados, fazendo disso um prazer.
Vamos viajar juntos por mundos extraordinários, para que você e sua família possam transformar os momentos em que estão juntos em uma situação mágica e renovadora.
Estou feliz em estar aqui e espero que você também se sinta muito bem.
Beijos
Beta